OEE – Overall Equipment Effectiveness

20 01 2010

Bom, neste post vou falar um pouco sobre o OEE que é um indíce muito utilizado nos dias de hoje principalmente nas industrias.

OEE traduz-se para “Eficácia Global do Equipamento” que é, como o nome já diz, qual a eficácia do equipamento. 

  

Por quê o OEE é importante?

Muitas empresas nos dias de hoje usam máquinas para adicionar valor aos seus produtos. Essas empresas tentam sempre que possível reduzir os disperdícios e aumentar a produtividade e a qualidade.

Nesta abordagem o OEE é importante porque é uma forma de medir e avaliar de forma precisa a eficácia dessas máquinas. 

Eficiência: Na industria seria o quanto uma máquina estaria produzindo. Se esta deveria produzir 100 peças em 10 horas mas está produzindo 80 peças  nas 10 horas, então sua eficiência é de 80%.

Eficácia: Seria a medida resultante da eficiência com a qualidade da produçao. Em outras palavras, para uma máquina ser eficáz, antes deve ser eficiente e produzir com a qualidade esperada.

 

Introdução

O OEE começou a ser muito usado por volta de 1997, sendo hoje fundamental na construção do processo de melhoria contínua principalmente nas industrias.

Para se medir a eficácia de uma máquina usando o OEE é preciso medir além do que ela produz em determinado tempo. O fator “Desempenho” é fundamental nesta hora.

 

Desenvolvimento

Desempenho: É a comparação da produção da máquina com o que a ela deveria estar produzindo. Desempenho equivale a eficiência.

Exemplo: No cronograma de 1 hora a máquina deveria produzir 100 peças, porém só produziu 80 peças, portanto seu desempenho é de 80%.

Mas também é necessário outros dois fatores que são:

Dispolibilidade: É a comparação do tempo potencial de produção da máquina com o tempo em que ela realmente está produzindo.

Exemplo: O fabricante diz que a máquina tem um tempo potencial de produção de 20 horas/dia, porém ela só está produzindo 17 horas/dia, sendo sua disponibilidade de 85%.

Qualidade: É a comparação entre o número de produtos feitos pela máquina com o número de produtos que saíram atendendo as exigências do cliente.

Exemplo: A máquina produziu 100 peças, porém destas 100 apenas 87 saíram atendendo as exigências do cliente, sendo sua taxa de qualidade de 87%.

  

Cálculos

Para se chegar aos resultados do OEE, faz-se as contas abaixo, levando em consideração os elementos do equipamento relacionados com as perdas, de acordo com a imagem abaixo:

Elementos do Equipamento Relacionados com as Perdas

Fazendo finalmente o cálculo do OEE usando os números do desempenho, disponibilidade e qualidade citados acima, chegamos a estes valores:

OEE = (17/20) x (80/100) x (87/100)

OEE = (0.85) x (0.8) x (0.87)

OEE = (0.5916) x (100%)

OEE = 59,16%

 

Conclusão

Um OEE de 59,16% não é bom. Olhando os números de desempenho, disponibilidade e qualidade separados, temos a leve impressão de estar em um cenário ótimo, porém quando fazemos o cálculo esse cenário muda e drasticamente.

Um OEE de 59,16% deixa muito espaço para melhorias em várias áreas dentro de sua empresa, faz você rever processos e ir em busca da tão sonhada  melhoria contínua.

UltraG


Ações

Information

6 responses

15 03 2010
Evir Merodack

Srs: Tenho necessidade de Adquirir mais conhecimento sobre o assunto, como posso me Aprofundar mais. vocês tem alguma publicação destinada aos proficinais da Área.

17 03 2010
bsideias

No momento apenas um livro em papel mesmo.
Você poderia tentar baixar um ebook.
Vou postar mais sobre OEE em breve, fique atento.

4 04 2010
Danilo Santos

A medida de OEE é uma das ferramentas da TPM (Total Productive Maintenance) uma metodologia aplicada dentro das industrias.

Bom artigo Gustavo.

4 04 2010
23 03 2012
Anderson Nogueira

Muito bacana este artigo, me auxiliará a desenvolver projetos de avaliação dos equipamentos, realizando assim um engajamento da enquipe.

2 05 2013
Naomi

Hello there! This is kind of off topic but
I need some guidance from an established blog.
Is it very hard to set up your own blog? I’m not very techincal but I can figure things out pretty quick. I’m
thinking about creating my own but I’m not sure where to start. Do you have any points or suggestions? Appreciate it

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: