Banco de Dados Relacionais e o MER

2 01 2009

estrutura de dados (cubos)

Está é uma das principais matérias para estudantes de bsi. No mundo em que vivemos, armazenar as informações e conhecimentos para ganhar dinheiro e vantagem competitiva no mercado requer muito esforço no gerenciamento do uso da TI. Armazenando os dados corretos faz com que sua empresa saia na frente na hora de tomar decisões importantes. Os bancos de dados são o coração das grandes organizações e do funcionamento da sociedade moderna, pois é impossível guardar todas as informações geradas por estas em papel como antigamente.

Um banco de dados é um conjunto de registros dentro de uma estrutura que possibilita a reorganização dos registros para produção de informação. Vamos tratar de banco de dados relacionais que tratam os registros para produzir resultados em tabelas. Os banco de dados relacionais são compostos por tabelas que se relacionam entre si.

1º Passo

Abstrair um problema real que necessite do uso de banco de dados e através deste fazer o mapeamento do banco construindo um MER (modelo-entidade-relacionamento).

Leia tudo sobre o MER clicando aqui.

Real case:

Uma pessoa precisa organizar suas finanças afim de descobrir para onde vai todo seu dinheiro. A pessoa anota os gastos no papel que contém o valor, data, descrição do gasto, tipo do gasto e em qual categoria se enquadra. Esta transação anotada envolve uma conta de banco que possui um nome, balanço e usuário. Para os usuários temos email e password e para as categorias deseja-se saber seu nome, tipo e usuário. No final do mês esta pessoa consegue observar onde foram feitos os gastos analisando os gastos por categorias que mostra o quanto foi gasto em cada categoria. 

2º Passo

O MER desse cenário ficaria assim:

 

mer2 

 

Por hora é só, em outro post explicarei como construir seu banco de dados e suas tabelas.

 

UltraG

 


Ações

Information

2 responses

23 01 2009
Create Database e Create Table « BSIDÉIAS

[…] base no MER deste post aqui vamos criar nosso banco de dados e nossas tabelas usando o modelo de linguagem ANSI-92 SQL que […]

1 04 2009
Ebo

gostei da forma muito pratica em que da as dicas, para aconstrução de uma bd.
sou de Angola e quero desenvolver um projecto de bd para uma escola do ensino medio, pois tambem sou professor e coordenador de um curso e sinto muita dificuldade para gerir as pautas(notas) e os alunos (matricula, emissão de certificados e etc)
gostaria se nao for pedir demais que me mandassem dicas para omeu mail.
Obrigado e até logo!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: