Modelos Organizacionais e Inovação Tecnológica

24 01 2008

inovaçao

Hoje no mundo globalizado, na chamada sociedade da informação, o que mais se preza nas organizações e no mercado são as informações. As informações são valiosas e são estas as fonte de renda da maioria das organizações do século 21. O mercado globalizado é altamente concorrido e para uma organização crescer neste mercado ela deve ter um ótimo modelo de gestão organizacional, que vise a vantagem tecnologica, inteligência competitiva e sustentabilidade, uma palavra que re-definiu o conceito de lucro e sucesso para as organizações.

Os modelos organizacionais são formas de gestão para se conduzir ou administrar uma empresa ou organização. É o modelo organizacional que define como a organização se portará no mercado, como ela conduzirá seu trabalho, como alcançará seus objetivos, como produzira seus produtos além do papel de manter integrado todos os processos de funcionamento para aproveitamento das sinergias.

Um modelo organizacional tem um papel super importante na vida de uma organização como dito. Ele também é o resposável pela identificação, captura, seleção e validação, organização e armazenagem, compartilhamento, aplicação, criação do conhecimento organizacional, aprendizagem organizacional para que esta possa ter condições de competir no mercado globalizado.

A aprendizagem organizacional também faz parte de um modelo, ela é responsavel por criar, adquirir, transferir conhecimentos e modificar comportamentos e até os modelos, refletindo o novo conhecimento. Uma organização de aprendizagem possue habilidades em cinco principais atividades: Resolução sitemática de problemas, experimentação de novas abordagens, aprendizado a partir da própria experiência e história passada, aprendizado através de experiências e melhores práticas de outros e a transferência do conhecimento de forma rápida e eficiente por toda a organização.

Dentro de um modelo organizacional pode estar descrito que uma organização seguira a inovação tecnologica. O surgimento sistemático de novas tecnologias, amparadas por inovadoras possibilidades de geração e integração da informação, constrói um ambiente extremamente desafiador para o desenvolvimento de projetos de produtos para as organizações. Neste ambiente, as necessidades de mercado que um produto visa satisfazer e as tecnologias exigidas para tal, radicalmente, podem mudar antes mesmo da implementação do projeto. Superar estes desafios não é somente uma tarefa da função projeto, ou um problema exclusivo das funções marketing e manufatura, mas um desafio inerente a toda a organização. Com isto, surgem inovações organizacionais nas quais times de projetos interdisiciplinares atuam interativa e colaborativamente, ao longo do desenvolvimento dos produtos dentro dos modelos.

Por isto a inovação tecnologica é fundamental para alcançar ou sustentar uma vantagem competitiva num mercado em acelerada transformação, mas é bem restrito o número de organizações e modelos trabalham e focam na inovação.

Para sempre se buscar a inovação tecnologica um modelo organizacional deve seguir passos:

* É preciso primeiramente ousar, ou diria, antes, superar o medo de ousar.
* O sucesso de um negócio está relacionado à capacidade do empreendedor de buscar o diferente, o quase-impossível.
* É preciso estar aberto para o inesperado.
* Desta forma será possível reconhecer uma descoberta ou uma oportunidade quando você der de cara com ela.
* Algumas pessoas confundem criatividade com inovação. São coisas distintas, porém dependentes.
Ou seja: “Criatividade é pensar coisas novas. . . Inovação é fazer coisas novas”.

A inovação, portanto é fruto da criatividade. A criatividade é o meio, o processo e não o produto. Ou seja, é necessário que se tenha um raciocínio criativo para produzir idéias novas que vão gerar coisas novas ou INOVAÇÃO. Inovar é pensar o absurdo e transformá-lo em lógico. Einstein dizia que “se, na sua formulação inicial, uma idéia não parecer absurda, ela provavelmente não é uma idéia inovadora”.

Inovar também é gerar idéias alternativas.

Como fazer melhor o que já fazemos bem? Como fazer em menos tempo, com mais economia, em menos etapas, com mais facilidade, com menos recursos? Com mais facilidade para produzir, estocar, distribuir, etc? Com outras pessoas? .Inovar é gerar alternativas melhores para velhas soluções ou alternativas novas para resolver novos e velhos problemas. Fazer diferente pode fazer a diferença entre liderar ou correr atrás do líder. Para fazer diferente é preciso pensar diferente.

Um novo olhar exige uma percepção ampliada e um raciocínio divergente, um “estar insatisfeito” e um questionamento permanentes.

As boas idéias nascem de perguntas. A inovação surge quando acreditamos que tudo pode ser melhorado.

Portanto os modelos organizacionais deve estar sempre focados para as inovações do mercado. Principalmente para as tecnologicas que são as que mais oferem vantagem competitiva.

UltraG


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One response

25 01 2008
Elienai Neves

O que precisa ficar claro que a vantagem competitiva eh fruto de uma boa gestão estratégica e que apesar das tecnologias serem importantes para se alcançar a vantagem competitiva ela não são a única forma pois eh possível ter competitividade independente de muita tecnologia basta que vc conheça seu mercado, sues clientes, fornecedores e principalmente seus concorrentes.

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