O que é Filosofia e pensamento Filosófico?

31 07 2007

O que vem a ser filosofia?
Vamos descobrir?

Bom, a filosofia surgiu há muitos séculos atrás…

Na história do pensamento ocidental, a filosofia nasce na Grécia por volta do século VI (ou VII) a.C. Por meio de longo processo histórico, surge promovendo a passagem do saber mítico ao pensamento racional, sem, entretanto, romper bruscamente como todos os conhecimentos do passado. Durante muito tempo, os primeiros filósofos gregos compartilhavam de diversas crenças míticas, enquanto desenvolviam o conhecimento racional que caracterizaria a filosofia.

Se considerarmos filosofia a atividade racional voltada à discussão e à explicação intelectualizada das coisas que nos circundam, coisas como: de onde viemos?, o que fazemos neste planeta?, para onde vamos?, porque isso é assim ou não assim? tem-se o século VI como a data mais provável da origem da filosofia. A filosofia surgiu para poder arrumar respostas racionais para tais perguntas. No século VI temos a instituição da moeda, do calendário e da escrita alfabética, a florescente navegação, que favoreceu o intenso contato com outras culturas, esses acontecimentos propiciaram o processo de desdobramento do pensamento poético (mitos) em filosófico (razão).

De acordo com a tradição histórica, a fase inaugural da filosofia grega é conhecida como período pré-socrático. Esse período abrange o conjunto das reflexões filosóficas desenvolvidas desde Tales de Mileto (623-546 a.C.) até Sócrates (468-399 a.C.).

Já datamos o início da filosofia, mas o que é filosofia?

A filosofia é um modo de pensar, é uma postura diante do mundo. A filosofia não é um conjunto de conhecimentos prontos, um sistema acabado, fechado em si mesmo. Ela é, antes de mais nada, uma prática de vida que procura pensar os acontecimentos além de sua pura aparência. Assim, ela pode se voltar para qualquer objeto. Pode pensar a ciência, seus valores, seus métodos, seus mitos; pode pensar a religião; pode pensar a arte; pode pensar o próprio homem em sua vida cotidiana. Até mesmo uma história em quadrinhos ou uma canção popular podem ser objeto da reflexão filosófica.

A filosofia parte do que existe, critica, coloca em dúvida, faz perguntas importunas, abre a porta das possibilidades, faz-nos entrever outros mundos e outros modos de compreender a vida. Um filosofo so sabe de uma coisa: So sabe que nada sabe. Este é o principio do pensamento filosófico. Para se criar uma filosofia é preciso partir do inicio, o filosofo deve ser como uma criança que ao acabar de nascer não sabe de nada. Deve procurar suas próprias respostas dentro de si mesmo. Deve usar sua razão, emoção e inteligência para achar suas respostas.

A filosofia incomoda porque questiona o modo de ser das pessoas, das culturas, do mundo. Questiona as práticas políticas, científicas, técnicas, éticas, econômicas, culturais e artísticas. Não há área onde ela não se meta, não indague. E, nesse sentido, a filosofia é “perigosa”, “subversiva”, pois vira a ordem estabelecida de cabeça para baixo.

Talvez a divulgação da imagem do filósofo como sendo uma pessoa “desligada” do mundo seja exatamente a defesa da sociedade contra o “perigo” que ela representa.

O trabalho do filósofo é refletir sobre a realidade, qualquer que seja ela, re-descobrindo seus significados mais profundos.

Filósofos diferentes têm posturas diversas com relação a imagem institucional de sabedoria e compreensão. Embora com motivações diferentes, deram a sua importante contribuição para o alargamento das fronteiras.

A filosofia quer encontrar o significado mais profundo dos fenômenos. Não basta saber como funcionam, mas o que significam na ordem geral do mundo humano. A filosofia emite juízos de valor ao julgar cada fato, cada ação em relação ao todo. Assim, filosofar é uma prática que parte da teoria e resulta em outras teorias.

Desse modo, embora os sistemas filosóficos possam chegar a conclusões diversas, dependendo das premissas de partida e da situação histórica dos próprios pensadores, o processo do filosofar será sempre marcado pela reflexão rigorosa, radical e de conjunto.

O conceito de filosofia foi muito bem definido por Gerd A. Bornheim no livro “Os filósofos Pré-socráticos”: “…Se compreendermos a Filosofia em um sentido amplo – como concepção da vida e do mundo – poderemos dizer que sempre houve filosofia. De fato, ela responde a uma exigência da própria natureza humana; o homem, imerso no mistério do real, vive a necessidade de encontrar uma razão de ser para o mundo que o cerca e para os enigmas de sua existência…”

Espero que tenha esclarecido, ou pelo menos, expandido suas idéias…

Qualquer artigo, texto, explicação, sujestão será bem vindo. Poste sua idéia ou dúvida.

Abraços.

About these ads

Ações

Informação

42 respostas

24 02 2008
Leandro dos Santos

Meu nome é Leandro tenho 17 anos. Eu estou fazendo uma pesquisa escolar . E essa a historia da filosofia é muito dificil de se entender. A minha pergunta é: O SURGIMENTO DOS PENSAMENTO DOS FILOSOFOS? Gostaria que me manda-se resposta sobre essa pergunta.

Obrigado!

Leandro Santos.

25 02 2008
bsideias

Olá Leandro!

Se eu entendi sua pergunta, a resposta pode estar nos três primeiros parágrafos!
São neles que surgem os filósofos e os pensamentos filosóficos, segundo a história!
Mas se você prestar a atenção na definição de Gerd no último parágrafo, ela mostra que dependendo do ponto de vista a filosofia (não pensamento dos filósofos) sempre existiu!
Então resta de você saber sobre qual perspectiva quer olhar as coisas e assim poder concluir sua pesquisa.

Caso tenha mais dúvidas não hesite em postar!

att!

18 03 2008
cleverson

entaoo foi bom isso
mas eu queria tira uma duvida eu queria sabe pq as principais razoes do penssamento filosofico ter surgido na grecia??

25 03 2008
vanessa

O que eu estou buscando e sobre
o pensamento filosófico!!!!

e nao intendi muito bem esse texto…=/

obg!!!

nessa…=)

8 07 2008
RAPHAELA FONSECA

TENHO 28 ANOS E ACREDITEI POR UM BOM TEMPO QUE NUNCA ENTEDERIA FILOSOFIA . COMECEI A FACULDADE DE DIREITO, E NÃO TERMINEI, JUSTAMENTE , POR NÃO ACREDITAR QUE ALGUM DIA CONSEGUIRIA ENTENDER FILOSOFIA E SOCIOLOGIA . AGRADEÇO POR ME PROVAR QUE ESTAVA ERRADA, DE FORMA TÃO CLARA, PROVAVELMENTE SE FOSSE ALGUM TEMPO ANTES REALMENTE EU NÃO ESTARIA DISPOSTA PSICOLÓGICAMENTE A ENTENDER, CONFORME OS AMIGOS ACIMA.

14 10 2012
João Emanoel de Brito Lima

que filosofia que nada, Deus é o mais importante o resto sempre vai ser resto. e filosofia pra quem entende a biblia é coisa de criança, ó povo sem noção.

25 01 2013
Neto Souza

Bíblia é? rs Os cristãos e seus mitos. ¬¬’

22 03 2009
Elizabeth

Pre- socraticos como surgiu e Porque surgiu.

muito obrigado

22 03 2009
bsideias

Olá Elizabeth, segundo a história o período pré-socrático (séc. VII-V a.C.) foi o período que se interessou pelos problemas cosmológicos, alguns chamavam de período naturalista. Neste período naturalista o interesse de se pensar dos filósofos eram voltados para questões sobre a natureza.

Este período surgiu pelo fato do ser humano ter dúvidas sobre muitas coisas, mas as principais eram sobre a natureza em que eles viviam. Dúvidas como: “De onde surgiram todos os animais e nós seres-humanos?”, “Como as matérias se juntam e formam animais?” ou “Quais são as matérias mais importantes para a formação de um ser vivo?”. Portanto nessa época o homem tinha dúvidas sobre como a vida e a natureza eram formadas.

Em outro período chamado socrático (séc. IV a.C.) segundo a história foi o período que se interessou pelos problemas metafísicos. Era também conhecido como período sistemático ou antropológico. Este foi o período mais importante da história do pensamento grego que teve na sua história os três grandes filósofos Sócrates, Platão e Aristóteles. Neste período o interesse pela natureza foi integrado ao interesse pelo espírito e assim foi construído naquela época os maiores sistemas filosóficos.

att

13 04 2009
Karina Lourenço

Olá, primeiramente achei muito interessante o texto e gostaria de sugerir que leiam um filósofo contemporâneo, que não somente estruturou o “pensar o mundo” através da filosofia, exercício por si só dilaético e fundamenteal na construção da realidade, mas que inaugurou uma maneira desmistificada de construir conhecimento e pensar sobre ele.Michel Focault, hora retira o véu da idéia de uma história causualista, hora pensa a mesma como intrísica e necessária na construção do homem.
Caso achem interessante, seria uma grande satisfação poder trocar idéias com outras pessoas quanto o pensamento focaultiano, pois sou estudante de psicologia e conheci somente agora tão facinante autor.Eu, juntamente com algumas colegas estamos, com ajuda de nosso professor, pensando em montar um grupo de estudo sobre Focault, e quem se interessar em se profundar melhor nas suas teorias, fica aberto o convite.

19 04 2011
Eduardo de Alencar

Focault,acredito que consumou edificio do pensar sem a barreira da causa
mistica da ideia discentralizada porem historica e metrica de auto existir humano-aguardo comentarios mais sustabilizado no autor em suma -dialogos

14 04 2009
é muito importante saber oq é

obrigada

15 04 2009
Karina Lourenço

Bom,primeiramente perdão por não ter sido específica.Quando falamos sobre filosofia, é impreensidível para o conhecimento histórico da sua formação atentarmos à serviço de quê ela surgiu. Por exemplo, o texto que por sinal foi muito bem apresentado pelo nosso colega Gustavo, delimita a construção do que hoje chamamos de filosofia; pontuando seu surgimento com o pensamento cosmológico dos pré-socráticos; voltados às questões míticas e as causalidades do homem nesse contexto.Ou seja, seu surgimento data um período que o homem volta-se para uma esfera exteior para poder formular questões interiores.
Pois bem, se seguirmos do princípio que vários períodos de exercer e pensar uma práxis filósofica surgiu desde então; desde os pré-socráticos até o pensamento estruturalista, etnocêntrico, ou seja, o homem voltado para si mesmo.Chegamos a contemporanidade embasados, ao meu ver, de uma construção de “fazer filosofia” que sempre volta-se para si mesma no sentido de renovar-se e repensar-se.Pois só assim, poderá transformar seu discurso modulador e criador de conceitos e regras em um saber à serviço de uma construção social mais digna e justa, que nunca deverá esquecer de repensar-se.
Por quê então trazer Michel Focault para essa discussão??? Caros colegas, a resposta justifica-se pela sua contribuição neste campo semântico.Focault foi um pensador considerado por alguns não somente como estruturalista, mas sim como um pós-modernista,não se prendia a títulos nem gostava de nomenclaturas, conceito este celebrado em sua frase: “Não me pergunte quem sou e não me diga para permanecer o mesmo.”Suas contribuições reformularam, pelo menos para mim, uma forma de pensar sobre o pensar/filosofia, acredito como Focault, que o discurso da ciência ou conhecimento, como acharem melhor, delimita lugares na realidade do sujeito no mundo; não através de uma causualidade histórica, mas sim de uma relação de poder dinâmica, onde quem detém o saber exerce o poder sobre o outro.
Espero ter esclarecido meu objetivo primeiro, que é trazer, através do meu discurso o quanto é importante se pudéssemos trocar dúvidas através deste blog, não somente sobre Focault como sobre vários outros assuntos pertinentes.Se ficarem dúvidas, peço que não exitem em enviá-las, como também suas críticas.Pois são essas últimas que fazem toda a diferença para que haja aperfeiçoamento.Até breve caros colegas.

Karina Lourenço.

5 08 2009
alexandre

eu gostava de saber,para filosofia o que é pensamento???

5 08 2009
bsideias

Pen.sa.men.to em filosofia e em geral é:
1 Ato ou faculdade de pensar.
2 Ato do espírito ou operação da inteligência.
3 Fantasia, imaginação, sonho.
4 Cuidado, preocupação, solicitude.
5 Idéia, lembrança.
6 Modo de pensar; opinião.
7 Alma, espírito.
8 Conceito, moralidade (de um apólogo, epigrama, ou sátira); a intenção de um autor. P. de classe, Sociol: conjunto de idéias, valorações, atitudes e conceitos peculiares aos membros de uma camada social. P. social, Sociol: conjunto das reflexões não sistemáticas do homem sobre suas experiências como ser social.

Como podemos ver acima, o pensamento e a filosofia estão totalmente interligados.

25 08 2009
carlos

Meu nome é Carlos, tenho 25 anos, gosto de Filosofia, mas to a estudar electrónica.
de todas as ideias aqui citadas, entende que, estudamos a filosofia para somente perceber as ideias dos filósofos, mas a minha pergunta é a seguinte, quem são os filósofos.
Obrigado.

Desculpa é um favor que peço, quero a resposta no meu email.

26 08 2009
Janaina Záu

Gostaria de saber para quê ensinamos os seres humanos no mundo filosofico

Desde já agardeço

29 08 2009
vilamarfontinelbatista

muito importante pois ajuda as pessoas saberem mais sobre a filosofia .

1 09 2009
rosalina

o pensamento filosofico

10 02 2010
Ana Flávia

NAO TEM COISA PIOR DO QUE ESTUDAR FILOSOFIA ¬¬

2 04 2012
melris elegancy

nao Ana Flavia vc deve estar enganada nos q fazemos da filosofia um assunto dificil nao é tao dificil de entender-la o dificil é olhar a filosofia e colocar em pratica o q ele nos ensina.

26 05 2012
maura costa

tem seu comentário.

9 03 2010
hellen

Estou estudando para o vestibular de piscologia, não sou fã de filosofia e gostaria de saber oque estudar. Por favor me ajude .

Poderia me mandar por email

10 03 2010
bsideias

Recomendaria partir do inicio com Aristóteles, Socrates e Platão. Por ai já tem muito material para ficar entretido.

16 03 2010
eduardo

eu gostaria de saber quais são as consequencias da filosofia ser subversiva?

24 03 2010
Thaís

gostaria de saber quais são as 4 grandes eras da Filosofia, pois estou fazendo um trabalho e pinto uma duvida quais são as principais. obrigadaa :)

15 04 2010
Wallace

Gostei muito desta mini-aula de Filosofia, tem muitos assuntos importantes dispostos aí. Esclareceu, não todas, mas algumas das principais dúvidas!!!!!

Muito obrigado aos criadores e colaboradores do site!!!!!

Meruoca, CE.

10 05 2010
jackson-pvh-ro

eu queria saber o que e pensamento filosofico? eu ñ entendi nada mais mesmo assim vlw.

15 05 2010
juscele

vou fazer um trabalho de portugues sobre o pensamento filosofico gostaria de saber mais sobre ele

17 05 2010
lorrane rosa souza

eu queri saber com o que os seres humanos pensam sobre filosofia :P

17 06 2010
Karina Lourenço

Olá colega Gustavo….Porquê não escreveu mais sobre filosofia??? Sinto falta de dialogar com você.

17 09 2010
Fátima Fonsêca

Carlos! os filósofos foram aqueles seres humanos que remotam a história da humanidade e descobriram que nós, somos um pensamento, cada um de nós pensamos, e o pensar é a consciência de cada um de nós, e estudar a consciência humana é muito complicado, você entenda que com toda esta tecnologia avançada e sofisticada só existe uma explicação, tudo é cópia do pensamento, da idéia, da razão da emoção e da inteligência, pensa aí se eu citei algo concreto, é tudo abstrato meu querido, você não dar forma pra pegar materialmente falando na consciência, na idéia,na razão, na emoção, na inteligência, enfim no pensamento, ELE não é definido, o pensamento só tem uma origem que é DEUS, pois é um mistério, entendeu? Eis a existência dos filósofos que se perpetuaram até hoje sendo estudado pelo nosso pensamento, para entendermos o que é pensar.Filosofia é o estudo do pensar, do pensamento de cada ser humano, por isto é tão complicado de entender, já que as vezes nós não nos entendemos.
Espero ter sido útil, o meu modo de pensar é querer sempre fazer algo que seja do bem, é a minha filosofia, (não sou católica, não sou evangélica e nem me entreguei a Jesus, mais minha filosofia de vida é só fazer ao outro o que eu gostaria de receber, claro que eu só quero o que é do bem para mim).

4 10 2010
REINALDO

Que diferenças podemos abortar entre as escolas do pensamento filosofico grego?

A filosofia socratica, critica do seu tempo.Que elementos propoe para romper a ignorancia?

A filisofia platonica parte do pressuposto: O mundo sensível e visível.Qual a diferença entre eles?

2 03 2011
yasmim

OI CARLOS. Meu nome é yasmim tenho 15 anos e adoro filosofia maaaas comecei a estudar FILOSOFIA este ano gostaria que me ajudasse em uma pergunta QUAL É O PENSAMENTO FILOSÓFICO? Gostaria que me mandasse a resposta se puder BJS BJS

2 03 2011
yasmim

guando vc puder me responder me manda por orkut: sula-bgmt@hotmail.com blza? bjos intè!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

12 03 2011
yara modan

eu queria saber mais sobre os pensamentos filosoficos…beijinhos yara

22 11 2011
clederson

Me ajudo muito em meu trabalho escolar,vlw deu pra compreender e expandir meus pensamentos,obrigado….

16 04 2012
suellanny

meu nome è suellanny eu nunca intendi filosofia filosofia è muito dificio nâo da para se entender.

26 04 2012
Simone

Quero saber o que é conseitos filosofico!
Obrigado

24 05 2012
Sylvester

Gostaria de saber o que, realmente é o pensamento filosófico! Será que é subjectivo, objectivo ou o quê? MUITO AGRADEÇO A QUÉM PUDER ME AJUDAR!!!

10 12 2012
Iris Marlene

Olá!! Eu sou a íris Marlene tenho 13 anos de idade eu não sabia o q era a filosofia. Procurei a ler o que é a filosofia, e já sei o q é. Eu sempre gostei de investigar as coisas q eu não sei e posso aprender com o tempo… É muito importante saber o q é a filosofia!!

9 04 2013
denilson

A filosofia tem várias formas de difini-lá porque partindo do conceito de que todo homem por natureza é filosófo é mesmo este homem que faz filosofia deste modo sendo eu um homem difino-a como uma maneira de pensar,interrogar-se sobre as questons mais problemáticas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: